[SAIBAMAIS]Washington ; O vice-presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou neste sábado (5/2) ao vice-presidente egípcio, Omar Suleimán, que são necessárias "medidas imediatas" para implementar reformas democráticas, em resposta às manifestações contra o governo.
Biden "pediu (a Suleimán) credibilidade, assim como negociações para a transição do Egito em direção a um governo democrático que responda às aspirações do povo egípcio", segundo um comunicado oficial do governo dos EUA.
"Enfatizou a necessidade de concretizar uma agenda de reformas, uma cronologia clara e medidas imediatas que demonstrem ao público e à oposição que o governo egípcio está comprometido com as reformas", acrescenta o texto.
Além disso, "manifestou sua preocupação com os contínuos ataques à sociedade civil e pediu a libertação imediata de jornalistas, ativistas e defensores dos direitos humanos detidos sem motivo".
A declaração de Biden foi divulgada após o governo de Barack Obama saudar o "passo positivo" da renúncia em massa dos líderes do partido do presidente Hosni Mubarak.