Jornal Correio Braziliense

Mundo

General Benny Gantz é designado chefe do Estado Maior de Israel

Jerusalém ; O general Benny Gantz foi designado neste sábado (5/2) pelo ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, como o próximo chefe do Estado Maior. A escolha tem como objetivo pôr fim às brigas internas que ocorrem há meses no alto escalão do governo.

O ministro da Defesa anunciou em um comunicado que, com a aprovação do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, escolheu o general Gantz, de 52 anos, para suceder no cargo de chefe de Estado Maior o general Gaby Ashkenazi, que deixará suas funções a partir de 14 de fevereiro.

Justificou sua decisão pela "impreterível necessidade de dissipar as incertezas que pesam atualmente sobre a nomeação do chefe de Estado Maior". O ministro se referia às tensões no Oriente Médio e especialmente à revolta popular no Egito.

A nomeação do general Gantz ainda deve ser aprovada pelo governo, no domingo, e depois por uma comissão de ética.

Na terça-feira, o primeiro candidato de Barak, o general Yoav Galant, foi descartado após ser acusado de ter se apropriado ilegalmente de terrenos próximos a sua residência.

Obrigado a nomear um chefe das forças armadas, Barak negou-se a prolongar no cargo o general Gaby Ashkenazi, com quem tem péssimas relações.