Cidade do Vaticano - O Papa Bento XVI ordenou neste sábado cinco novos bispos na basílica de São Pedro, entre eles o chinês que havia sido nomeado por ele em dezembro número dois da Congregação pela Evangelização dos Povos.
O padre Savio Hon Tai-Fai, um teólogo de Hong Kong, foi nomeado no dia 23 de dezembro para o posto de secretário da Congregação pela Evangelização dos Povos, o posto mais elevado que um chinês já ocupou na Cúria Romana. Ele foi ordenado arcebispo titular de Sila.
Esse religioso salesiano, de 60 anos, professor do seminário de Hong Kong, é membro da Comissão Teológica Internacional desde 2004. Nascido no dia 21 de outubro de 1950 em Hong Kong, ele foi encarregado da tradução em chinês do Catecismo da Igreja Católica (CEC), um trabalho acompanhado pelo cardeal Joseph Ratzinger, na época prefeito da Congregação pela Doutrina da Fé.
Os católicos chineses são estimados em 5,7 milhões, segundo números oficiais. Eles se dividem entre a Igreja oficial, cujo clero depende das autoridades políticas, e uma Igreja não reconhecida, dita "soberana", que tira sua legitimidade da obediência ao papa.
Além do arcebispo chinês, foram ordenados: Marcello Bartolucci, secretário da Congregação pela Causa dos Santos, arcebispo titular de Bevagna; Celso Morga Iruzubieta, secretário da Congregação pelo Clero, arcebispo titular de Alba Marittima; Antonio Guido Filipazzi, núncio apostólico, arcebispo titular de Telepte, sendo este o mais jovem núncio da diplomacia vaticana com 48 anos.