WASHINGTON - A chefe da diplomacia americana, Hillary Clinton, viaja neste domingo ao Haiti, onde se reunirá com o presidente René Préval num momento em que o país atravessa uma crise política, provocada pelo questionado primeiro turno das eleições, realizadas em novembro do ano passado.
Hillary, que passou os últimos dias profundamente envolvida com a crise egípcia, deixou Washington nas primeiras horas da manhã com destino a Porto Príncipe, onde também deve se encontrar com os principais candidatos que disputaram a presidência no pleito de novembro, cujos resultados ainda não foram anunciados.
Washington tem pressionado Préval para que aceite uma reavaliação dos resultados, o que seria desfavorável ao candidato que apoia.
Uma nota do departamento de Estado americano informa que Hillary "conversará com membros da sociedade civil, atores políticos, o presidente do Haiti e os aliados internacionais sobre a situação eleitoral em curso e os esforços de reconstrução".
Além disso, Hillary deve vistar um centro de tratamento de vítimas do cólera, epidemia que já matou pelo menos 4.000 haitianos desde outubro de 2010.