Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado em Cabul deixa oito mortos, entre eles três mulheres estrangeiras

CABUL - Pelo menos oito pessoas, entre elas três mulheres estrangeiras, morreram nesta sexta-feira (28/1) num atentado suicida assumido por talibãs, num supermercado do centro de Cabul muito frequentado por ocidentais, constatou um correspondente da AFP.

"Oito pessoas morreram e seis ficaram feridas no atentado praticado no supermercado" Finest, situado num bairro onde estão numerosas embaixadas, declarou Mohammed Ayub Salangi, chefe de polícia de Cabul.

"Há estrangeiros entre as vítimas", incluindo uma criança e mulheres; além disso, "três ou quatro feridos estão em estado muito grave", acrescentou.

"Três (mulheres) estrangeiras morreram no atentado (...)", havia dito antes à AFP Hasmatullah Stanikzai, porta-voz da polícia de Cabul, mas não precisou as nacionalidades.

Perto do local, o correspondente da AFP pôde ver sete cadáveres, entre eles os de uma mulher e uma criança, que foram retirados do estabelecimento destruído pela explosão

A responsabilidade pela ação foi assumida, em comunicado à AFP, por um porta-voz dos rebeldes talibãs, Zabihullah Mujahid.

"Vários empregados e o chefe da Blackwater (hoje sociedade Xe, empresa de segurança privada), faziam compras no supermercado de Cabul, quando foram atacados por nossos homens. O primeiro abriu fogo sobre as pessoas e depois se fez explodir, matando muita gente, entre elas o grupo da Blackwater", acrescentou.

Embora a segurança na capital afegã tenha melhorado há dois anos, segundo numerosos residentes e dirigentes locais, prosseguem ataques regulares, que apontam às vezes diretamente a estrangeiros, considerados por rebeldes talibãs cúmplices do governo afegão.

Desde que foram expulsos do poder no final de 2001, por uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, os talibãs e seus aliados realizam uma sangrenta rebelião contra o governo do presidente Hamid Karzai e os 140.000 soldados estrangeiros que o apoiam.