Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA fecham base militar após desaparecimento de agente biológico

LOS ANGELES - Uma base militar nos Estados Unidos que realiza testes para proteger as tropas de armas biológicas foi fechada temporariamente nesta quinta-feira (27) depois de ter sido confirmado o desaparecimento de uma pequena quantidade de um agente nervoso, informaram as autoridades.

A base Dugway Proving Ground, em Utah (oeste), foi fechada na quarta-feira, depois de ter sido confirmado em um inventário de rotina nos materiais sensíveis a ausência de ao menos um mililitro - um quarto de uma colherada de chá - do agente nervoso VX.

Os agentes nervosos são os agentes químicos de guerra mais tóxicos e de efeito mais rápido que se tem conhecimento. São parecidos com os pesticidas organofosforados, devido à forma com a qual atuam e os efeitos que produzem, segundo a definição do Centro de Controle de Doenças americano.

Este agente de cor âmbar é um líquido inodoro e insípido que afeta a capacidade do corpo de levar mensagens através dos nervos. As pessoas podem estar expostas através de contato com a pele, que é a forma mais tóxica, assim como por inalação.

"Como medida de precaução, o comandante imediatamente bloqueou a instalação e começou a realizar esforços para identificar a causa desta falta", disse um comunicado do Exército americano.

O tubo com o agente foi encontrado às 03h00 locais (07h00 de Brasília) no laboratório. "Todo o pessoal saiu ileso, assim como os moradores da região", disse o comunicado.