Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sobe para 14 o número de mortos em mina de carvão na Colômbia

SARDINATA - Subiu para 14 o número de trabalhadores mortos em uma mina de carvão no nordeste da Colômbia, onde na quarta-feira ocorreu um acidente, informou Alvaro Silva, secretário do governo local.

Silva indicou que outros três corpos foram recuperados, após um balanço anterior de 11 mortos.

O funcionário indicou que outros sete mineiros ainda estão presos e que por isso os trabalhos de resgate continuarão nas próximas horas.

Um balanço inicial das autoridades locais havia indicado cinco mineiros mortos, seis feridos e 16 presos.

A mina "La Preciosa" está localizada a uma hora do município de Sardinata, do qual Silva é o secretário de governo, e encontra-se no departamento do Norte de Santander, fronteiriço com a Venezuela.

O acidente ocorreu às 6h50 locais (9h50 de Brasília), ao que parece por uma explosão, indicou Silva à AFP.

O governo colombiano determinou o fechamento da mina até que sejam esclarecidas as causas do acidente, porque o ministro de Minas e Energia, Carlos Rodado, teme que o local não cumprisse com todos os requisitos, de acordo com declarações feitas no local da tragédia.

A empresa proprietária da mina afirmou que cumpria todas as normas de segurança.

"Não podemos apresentar uma teoria sobre o que aconteceu. É um evento difícil de explicar porque nossa mina tem um sofisticado sistema de ventilação e medidores confiáveis (de acúmulo de gases)", disse Gabriel Tamayo, representante legal da empresa.

"Estávamos cumprindo todos os controles de segurança", completou, antes de afirmar que concorda com a decisão do governo de fechar temporariamente a mina.