Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tunísia: manifestantes desafiam toque de recolher diante sede do governo

TÚNIS - Centenas de manifestantes, que exigem a renúncia do governo de transição dominado por dirigentes do regime do presidente deposto Ben Ali, se dispunham a passar a noite deste domingo em frente ao gabinete do primeiro-ministro, desafiando o toque de recolher, comprovou a AFP.

No início do toque de recolher, às 20H locais (17H de Brasília), várias centenas de tunisianos permaneciam, com evidentes intenções de ficar ali ao longo da noite, na praça em frente ao gabinete do premier, ao fim de um dia em que milhares de manifestantes se reuniram no local, exigindo a demissão do governo.

Os manifestantes começaram a montar barracas ou simplesmente estenderam sacos de dormir, enquanto sanduíches e bebidas trazidas pelos vizinhos eram indícios claros da determinação de uma vigília.

A maioria deles partiu no sábado do centro-oeste rural e pobre do país, reduto da "Revolução dos Jasmins" e que chegaram à capital na madrugada de domingo na chamada "caravana da libertação". "Não deixaremos a praça até que o governo saia", declarou à AFP Mizar, um estudante de Túnis, originário de Sidi Buzid (centro-oeste), que entoava cantos revolucionários com um grupo de cerca de 20 estudantes.

"Muito provavelmente deixaremos que fiquem aqui porque vieram de muito longe e não têm para onde ir. Mas não permitiremos que se desloquem" pela cidade, disse à AFP um oficial do exército tunisiano, sob a condição de ter sua identidade preservada.