Jornal Correio Braziliense

Mundo

Capitão é destituído após motim em navio alemão na costa argentina

BERLIM - O capitão de um navio-escola da Marinha alemã que está em Ushuaia (sul da Argentina), que viu um motim da tripulação após a morte de uma cadete, foi destituído do cargo e o navio retornará à base, informou o ministério da Defesa neste sábado (22). "O comandante Norbert Schatz do "Gorch Fock" deve deixar o cargo", declarou à AFP um porta-voz do ministério. O navio retornará à base no porto de Kiel, no mar Báltico, assim que um novo capitão assumir o cargo.

O motim foi provocado pela morte, em novembro, de uma estudante cadete de 25 anos, que caiu de um dos mastros durante uma escala em Salvador, Bahia. Alguns cadetes passaram a se recusar a subir nos mastros, apesar das ameaças do capitão de negar o título de oficial aos estudantes, informou o deputado Helmut Konigshaus, da comissão das Forças Armadas, em uma carta enviada à comissão parlamentar de Defesa. Quatro cadetes foram acusados de "incitar a rebelião", segundo Konigshaus.

Após o incidente, os 70 cadetes a bordo do navio foram repatriados por avião para a Alemanha, depois que o ministério da Defesa decidiu que o treinamento deles no "Gorch Fock" estava concluído.

O ministério enviou uma missão para investigar os acontecimentos no navio-escola em Ushuaia.