Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA querem que Parlamento afegão seja convocado 'o quanto antes'

Washington - Os Estados Unidos pediram que a convocação do Parlamento afegão ocorra "o quanto antes", após o presidente Hamid Karzai decidir adiá-la por um mês.

"Estamos tentando resolver isto, mas nos manifestamos, assim como a ONU, a favor de que o Parlamento deva ser convocado o quanto antes", disse o porta-voz do Departamento de Estado, Philip Crowley, em uma coletiva de imprensa.

Os Estados Unidos "tentam resolver" a situação em Cabul mediante seu embaixador no país centro-asiático, Karl Eikenberry, disse o porta-voz americano.

Washington apoia "a forte declaração" feita nesta sexta-feira (21/1) pela missão das Nações Unidas no Afeganistão (Unama), que garantiu sentir-se "profundamente preocupada e surpresa" com o atraso de um mês na convocação do Parlamento anunciado por Karzai.

O presidente afegão, Hamid Karzai, adiou na quarta-feira em um mês, a pedido da justiça, a convocação, prevista para o domingo, da Assembleia Nacional criada após as controversas eleições legislativas de setembro, anunciou a presidência.