Brasília - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, desembarca em São Paulo no próximo domingo (23/1) onde fica por cinco dias. Lugo fará mais uma etapa do tratamento para a cura do câncer linfático no Hospital Sírio-Libanês. Assessores de Lugo informaram que neste período ele pretende reduzir o ritmo da agenda política. O presidente retorna a Assunção (capital paraguaia) no dia 27.
De acordo com a Secretaria de Informação e Comunicação da Presidência do Paraguai, depois de feitos os exames e definida a nova etapa de tratamento de Lugo, o presidente deverá retomar as atividades normais de trabalho. As informações são da Presidência da República do Paraguai.
No final do ano passado, Lugo fez a última sessão de quimioterapia ; de uma série de seis - no Hospital Sírio-Libanês. De acordo com os médicos paraguaios, o presidente se recupera e reage positivamente ao tratamento para a cura do câncer.
Lugo descobriu o câncer em meados de 2010. Desde então, faz tratamento com médicos paraguaios e brasileiros no Sírio-Libanês, em São Paulo, e em um hospital particular de Assunção. O presidente jamais interrompeu de forma prolongada as atividades políticas, apenas suspendeu de forma temporária alguns eventos públicos.
O presidente paraguaio perdeu o cabelo e passou a caminhar de forma mais lenta. Porém, manteve, inclusive, a agenda internacional. Lugo esteve no último dia 1; em Brasília para a posse da presidenta Dilma Rousseff. Lugo e Dilma devem se encontrar novamente, em 26 de março, em Assunção.
Edição: Lílian Beraldo
Fale com a Ouvidoria