Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irlanda terá eleições gerais em 11 de março

DUBLIN, 20 janeiro 2011 (AFP) - As eleições gerais na Irlanda acontecerão no dia 11 de março, anunciou nesta quinta-feira (20/1) o primeiro-ministro irlandês, Brian Cowen, após a renúncia de cinco ministros.

Cowen informou à Câmara Baixa do Parlamento que pretendia dissolver o Parlamento para celebrar eleições gerais na sexta-feira 11 de março.

"Estamos comprometidos a promulgar leis imporantes para assegurar o futuro econômico da Irlanda", disse antes aos deputados.

"Quero que superemos estes tempos duros para ver um país próspero no futuro", completou.

Pressionado pelos Verdes, seus aliados na coalizão de governo, o premier irlandês anunciou em novembro a intenção de celebrar eleições após a aprovação, no ínicio de 2011, do novo orçamento.

O orçamento atende o plano quadrienal de ajuste que a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) exigiram como condição para a aprovação de um plano de resgate internacional para a Irlanda.

Quatro ministros do governo de Cowen renunciaram na noite de quarta-feira, um dia depois da renúncia do chanceler Micheal Martin, que liderou uma rebelião interna frustrada para tentar afastar o primeiro-ministro da liderança do partido Fianna Fáil.