Jornal Correio Braziliense

Mundo

Líder democrata do Senado americano chama Hu Jintao de 'ditador'

WASHINGTON - O líder da maioria democrata do Senado dos Estados Unidos, Harry Reid, chamou de "ditador" o presidente chinês Hu Jintao, em visita a Washington, embora tenha se retratado logo depois, em declarações a um canal de TV de Nevada.

Reid, que recusou um convite da Casa Branca para participar de um jantar nesta quarta-feira em honra a Hu, deve se reunir com o chefe de Estado chinês no Capitólio na quinta-feira, junto a outros líderes legislativos.

"Volto a Washington para reunir-me com o presidente da China. É um ditador. Pode fazer muitas coisas com a forma de governo que têm", disse na terça-feira Reid ao canal de televisão KSNV de Nevada.

"Talvez não devesse ter dito ;ditador;, já que os chineses têm uma forma de governo diferente da nossa e essa é uma forma leviana de dizer", declarou o senador democrata.

O líder da minoria republicana do Senado, Mitch McConnell, e o presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner, recusaram também o convite da Casa Branca para participar do jantar com Hu.

Otros legisladores han expresado sus críticas hacia China, fundamentalmente para advertir sobre sus planes para introducier una legislación para hacer frente a lo que consideran una estrategia de Pekín para mantener baja la cotización de su moneda y mantener así sus exportaciones más baratas.

Al ser consultado sobre los comentarios de Reid, su portavoz Jon Summers dijo que "él mismo dijo que no era el mejor calificativo y se corrigió".

Reid "también cree que es importante que continuemos nuestro diálogo con el gobierno chino sobre un gran especrto de temas que son claves para ambos países, incluyendo nuestra economía, Irán, Corea del Norte", agregó Summers.