Manágua - A prefeitura de Managua demolirá os restos de quatro edifícios parcialmente destruídos pelo terremoto que devastou a cidade há quase 40 anos, e realocará as 1,5 mil pessoas que vivem em extrema pobreza nesses locais, anunciou a prefeitura nesta terça-feira (18/1).
O projeto será dirigido pelo município de Managua, liderado pela Frente Sandinista, com o apoio do Exército, dos bombeiros e do Instituto de Habitação, indicou nesta terça-feira o chefe de operações do corpo de engenheiros do Exército, tenente-coronel Vinicio Chavarría, ao Nuevo Diario.
Os planos contemplam a demolição, ao longo do ano, de quatro edifícios que ainda conservam o esqueleto de sua estrutura, no velho centro da capital, e que serviram de refúgio para mais de 300 famílias pobres, que serão beneficiadas com casas de 42 metros quatrados no município de Ciudad Sandino, 20 a noroeste de Managua.
Em 23 de dezembro de 1972 um terremoto destruiu pela segunda vez na história a capital da Nicarágua, e deixou mais de 10 mil mortos e 20 mil feridos.
As ruínas da velha Managua ainda são conservadas na zona norte da capital.