Brasília ; A retomada do diálogo de representantes do Irã com o P5%2b1 ( Rússia, China, França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Alemanha) e integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas vai ocorrer em várias etapas nos próximos dias 21 e 22. O enviado iraniano para a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Ali Asghar Soltanieh, disse que ocorrerão conversas ;multifacetadas;.
As informações são da rede estatal de televisão, PressTV. "As conversass devem ser realizadas em um ambiente baseado no respeito mútuo e a questão mais importante é que todos os lados manterão as condições para gozar de direitos iguais", disse Soltanieh. As conversas vão ocorrer em Istambul, na Turquia.
O retorno das conversas sobre o programa nuclear do Irã ocorre no momento em que o país está submetido a uma série de sanções impostas por parte da comunidade internacional. Para o Conselho de Segurança das Nações Unidas e vários países, há a produção secreta de armas atômicas no Irã.
Porém, mais uma vez, as autoridades do Irã negaram as suspeitas. "No Irã não há armas nucleares e somos completamente contra elas", disse Soltanieh "Nós temos sempre chamado a comunidade internacional para conversas. Com base na cultura islâmica, o Irã acredita que as questões internacionais devem ser resolvidas por meio de conversas e respeito mútuo, não em cena de guerra.;
O representante do governo iraniano criticou o que chamou de ;política de confronto; contra o Irã. Segundo ele, a atmosfera e as bases das negociações ;são muito importantes; para a busca do diálogo.