Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Vim para ajudar o Haiti', afirma o ex-presidente 'Baby Doc'

Puerto Príncipe - O deposto ditador Jean-Claude ;Baby Doc; Duvalier disse que decidiu voltar para o Haiti para ajudar seu povo, em sua primeira declaração após sua chegada inesperada neste domingo depois de 25 anos no exílio.Duvalier, usando um terno azul, estava acompanhado de sua esposa e passou pelos trâmites alfandegários depois de chegar ao aeroporto internacional de Porto Príncipe em um voo da Air France procedente de Paris.

Com 59 anos, o ex-ditador, apelidado "Baby Doc", vivia no exílio na França. Em 2007, Jean-Claude Duvalier falou às rádios haitianas para pedir "perdão ao povo pelos erros cometidos" durante seu governo. O presidente René Preval reagiu dizendo que se havia perdão, também havia justiça, pois o ex-ditador é acusado por desvio de fundos no exercício do poder.

As autoridades do Haiti consideram que mais de 100 milhões de dólares foram desviados sob o pretexto de obras sociais até a queda, em 1986, de "Baby Doc", que sucedeu, em 1971, seu pai François Duvalier, eleito presidente por via democrática em 1957.