Teerã - O Irã prossegue com suas atividades de enriquecimento de urânio apesar das sanções, declarou neste sábado Ali Akbar Salehi, chefe do programa nuclear iraniano, no dia em que chegaram ao Irã representantes da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para visitar suas instalações nucleares.
"As recentes sanções internacionais não criaram problema algum para nossas atividades nucleares", acrescentou Salehi, cujas declarações foram transmitidas ao vivo pela televisão estatal.
"Continuamos com nossas atividades nucleares. Em particular, continuamos energicamente com nossas atividades de enriquecimento de urânio. Nossa produção de urânio enriquecido aumentou", insistiu.
O chefe do programa nuclear iraniano também disse que o Irã "construiu uma nova fábrica em Ispahan de produção de combustível (para os reatores nucleares), que é uma das mais modernas do mundo".
Estas declarações acontecem a menos de uma semana de um novo encontro entre o Irã e os países do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia, China e Alemanha) nos dias 21 e 22 de janeiro em Istambul, Turquia.
Representantes ante a AIEA, em sua maioria países simpatizantes com Teerã, como a Venezuela, chegaram ao Irã para visitar duas usinas nucleares, segundo os meios de comunicação.
A União Europeia (UE) declinou o convite para esta visita, como a Rússia e a China, apesar de ambos serem aliados de Teerã.