Jornal Correio Braziliense

Mundo

Cruz Vermelha Internacional tenta retirar turistas retidos na Terra do Fogo

Brasília ; A Cruz Vermelha Internacional está tentando evacuar, ainda neste sábado (15/1), mais de mil turistas que estão na Terra do Fogo, no lado chileno. Segundo o brasileiro Guilherme Miqueluteti, um dos 140 turistas brasileiros retidos na região por causa do bloqueio levantado por manifestantes contra o aumento do preço do gás, a Cruz Vermelha tentar organizar a saída de todos os turistas para as cidades de Punta Arenas, capital da Terra do Fogo, e El Calafate, na Argentina.

Segundo Miqueluteti, que está em Puerto Natales, os turistas foram alojaos em duas escolas e deixam seus seus nomes em listas para que possam ser retirados. ;Coloquei meu nome numa lista na tentativa de sair daqui. Quero ir para El Calafate, minha passagem era em um vôo que sairia de lá;, afirmou. De acordo com Miqueluteti, a Cruz Vermelha está carimbando todos os passaportes para que os turistas possam deixar a Terra do Fogo.
O brasileiro informou que a Cruz Vermelha pretendia retira-los da região por volta do meio-dia (hora local). Miqueluteti disse que deve para a Argentina em um avião do Exército chileno.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que está a par da situação dos brasileiros e que o cônsul honorário Mario Babaic é o responsável pela assistência a eles na região.
Autoridades chilenas afirmam que caso o bloqueio persista, pode haver desabastecimento na região. De acordo com a secretária de Governo da Terra do Fogo, Eleonora de Maio, grande parte dos artigos de primeira necessidade e alimentos entram por via terrestre.
A onda de protestos e paralisações na Terra do Fogo começou quarta-feira (12), devido ao anúncio do aumento do preço do gás. Desde então, o comércio foi fechado e as estradas que dão acesso ao local foram bloqueadas.
Mais de mil veículos, entre carros, caminhões e ônibus, aguardam para entrar na região e mais de 300 estão impedidos de sair. Os manifestantes bloqueiam o acesso às balsas que ligam, por via marítima, a região ao restante do continente.