Jornal Correio Braziliense

Mundo

Presidente tunisiano em fuga é acolhido na Arábia Saudita


RIAD - O presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali chegou na madrugada deste sábado a Jidá, na Arábia Saudita, confirmou o palácio real, citado pela agência oficial saudita SPA.

"O governo saudita acolheu o presidente Zine El Abidine Ben Ali e sua família no reino devido às circunstâncias excepcionais que atravessa o povo tunisiano".

Riad manifesta "seu apoio a qualquer medida favorável ao povo irmão tunisiano (...) e faz votos pela coesão de todos seus filhos para superar esta conjuntura difícil".

Zine El Abidine Ben Ali, no poder há 23 anos, abandonou a Tunísia na sexta-feira, após protestos sem precedentes contra seu regime.

Após a fuga, o primeiro-ministro tunisiano, Mohammed Ghannuchi, assumiu a presidência interina, como determina um decreto firmado pelo próprio Ben Ali, que renunciou.

Em Túnis, onde vigora o toque de recolher, foram ouvidos disparos na noite de sexta-feira, e a cidade estava quase deserta.

Ben Ali fugiu do país após um mês de manifestações contra seu regime, que dirigia a Tunísia com mão de ferro há 23 anos.

Reeleito para un quinto mandato em outubro de 2009, com cerca de 90% dos votos, Ben Ali enfrentava uma crescente oposição, que degenerou em protestos nas ruas a partir de dezembro passado.

Ben Ali tentou, primeiro, reprimir os protestos com violência e, depois, com promessas econômicas e até políticas, optando finalmente por deixar o país.