Jornal Correio Braziliense

Mundo

Michelle Obama insta pais a ensinar tolerância após massacre

Washington - A primeira-dama americana, Michelle Obama, instou nesta quinta-feira (14/1) os pais a ensinarem aos filhos tolerância em resposta ao massacre em Tucson que desatou um debate nacional sobre a agressividade da retórica política.

[SAIBAMAIS]Michelle Obama, que acompanhou o marido em uma cerimônia em memória das vítimas do tiroteio, publicou uma carta aberta aos pais do país. Segundo ela, as crianças estão tentando encontrar um sentido aos tiros que no sábado mataram seis pessoas e deixaram outros 14 feridos, entre eles a congressista Gabrielle Giffords.

"Podemos ensiná-los o valor da tolerância, a prática de esperar o melhor, ao invés do pior, sobre os que nos cercam", escreveu. "Podemos ensiná-los a dar aos demais o benefício da dúvida, sobretudo àqueles com os quais não concordamos", continuou.

A primeira-dama disse que a mensagem de unidade nacional dada pelo presidente Barack Obama, na quarta-feira, na cerimônia na Universidade do Arizona, em Tucson, pode ser transmitida às crianças americanas.

"Podemos explicar que, apesar de que nem sempre se pode concordar com os que nos representam, qualquer pessoa que entra na vida pública o faz porque ama o seu país e quer servi-lo", escreveu Michelle Obama.

O suposto assassino, Jared Loughner, de 22 anos, pode ser condenado à pena de morte porque um juiz federal estava entre as vítimas.

Michelle Obama disse que as crianças americanas fazem provavelmente as perguntas que as duas filhas têm feito.

"Podemos ensinar aos nossos filhos que aqui, nos Estados Unidos, nos abraçamos e apoiamos mutuamente em tempos de crise", escreveu. "E podemos ajudá-los a fazê-lo à sua própria pequena maneira - seja enviando uma carta ou fazendo uma opração, ou apenas tendo as vítimas e suas famílias em seus pensamentos", emendou.