Sanaa - A secretária americana de Estado, Hillary Clnton, prestou homenagem nesta terça-feira (11/1) a uma menina iemenita, Nojud Ali, que se tornou famosa ao obter o divórcio, após se casar à força quando tinha dez anos. "Atualmente, Nojud voltou à escola, onde (...) aprende inglês paralelamente as suas aulas. Vejo nela um exemplo", declarou Hillary em um encontro com 200 representantes da sociedade civil em Sanaa.
"Casou-se aos dez anos com um homem consideravelmente mais velho que ela e foi obrigada a deixar a escola", acrescentou Hillary, lembrando como a menina teve a coragem de ir ao tribunal para pedir o divórcio. O caso de Nojud, que obteve o divórcio em 2008, pôs em evidência o drama, bastante comum, de adolescentes casadas à força no Iêmen, muitas vezes com homens mais velhos neste país pobre de estrutura tribal.
Hillary Clinton efetuou nesta terça-feira a primeira visita ao Iêmen, em 20 anos, de um chefe da diplomacia americana, com o objetivo de ajudar o país a enfrentar a Al-Qaeda através de reformas políticas e sociais.