Madri - O anúncio do ETA de um cessar-fogo permanente, geral e verificável é uma decisão "valente, de alcance histórico", e uma oportunidade para avançar em direção à paz, segundo o grupo Izquierda Abertzale (radical independentista).
"A decisão adotada pela organização ETA de declarar um cessar-fogo permanente, geral e verificável abre de forma clara e inequívoca a oportunidade de avançar de forma irreversível em direção à paz e às soluções democráticas", segundo os independistas radicais bascos.
Txelui Moreno e Marian Beitialarrangoitia, líderes da izquierda abertzale, denominação que permitiu ao entorno político do ETA superar, sem formalizar um partido, a ilegalidade do Batasuna, tradicional braço político do ETA, fizeram esta declaração durante uma coletiva de imprensa.
Trata-se de "uma decisão unilateral que não duvidamos em qualificar de valente, de alcance histórico e determinante para impulsionar uma nova fase política", segundo a izquierda abertzale.
A decisão do ETA "responde satisfatoriamente à demanda que a Comunidade Internacional em Bruxelas e importantes setores da sociedade basca realizaram (...), tanto do ETA como do Governo espanhol, para colaborar com um cenário de não violência com garantias e normalização política".
"Esta decisão de cessar-fogo aprofunda de forma plena a aposta por um processo democrático que a izquierda abertzale projeta, criando as condições necessárias para uma normalização política urgente", afirma a declaração da izquierda abertzale.