Jornal Correio Braziliense

Mundo

Pelo Twitter, monarquia britânica anuncia casamento real de William e Kate

A monarquia britânica anunciou ontem, pelo Twitter, detalhes do casamento do príncipe William com a plebeia Kate Middleton, marcado para 29 de abril, na Abadia de Wesminster. Chefe espiritual da Igreja Anglicana, o arcebispo da Cantuária, Rowan Williams, dará a bênção aos noivos. A cerimônia será conduzida pelo deão do imponente templo gótico, John Hall. Caberá ao bispo de Londres, Richard Chartres, fazer o sermão.

;O príncipe William e a senhorita Catherine Middleton tomaram outras decisões sobre o casamento;, anunciou a Clarence House, residência oficial e assessoria do príncipe Charles, pai do noivo, na primeira mensagem postada no Twitter. Em seguida, em oito tuítes, a família real especificou as novidades.

A cerimônia será realizada às 11h (8h de Brasília). A noiva seguirá de carro até a Abadia de Westminster. No caminho, passará pelo centro histórico de Londres. Após a cerimônia, Willliam, o segundo na linha sucessória ao trono britânico, e Kate irão de carruagem até o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II, onde deverão se reunir com milhares de britânicos.

No palácio, a rainha oferecerá uma recepção para os recém-casados e seus convidados, entre os quais representantes de várias casas reais. À noite, o príncipe Charles receberá, também no Palácio de Buckingham, os familiares e amigos do casal para um jantar particular. Em seguida, de acordo com o última mensagem da Clarence House, haverá um baile.

O príncipe William, de 28 anos, e Kate, que no próximo domingo completará 29, anunciaram o noivado em meados de novembro passado, depois de mais de oito anos de namoro. O casamento, que será acompanhado por milhões de telespectadores em todo o mundo, é o mais importante que se celebra no Reino Unido desde o enlace dos pais do noivo, o príncipe Charles e a falecida princesa Diana, em 1981.

As informações divulgadas ontem saciam, em parte, a curiosidade dos britânicos, que anseiam por novos detalhes da cerimônia. Entre eles, os nomes dos padrinhos dos noivos. Acredita-se que o príncipe Harry será um deles. Também é grande a especulação em torno de quem fará o vestido de Kate. O nome da estilista brasileira Daniela Helayel, dona da grife Issa, uma das preferidas de Kate, é sempre lembrado. Mas, segundo os últimos rumores, o traje poderá ficar sob a responsabilidade de um jovem artista local, que já estaria trabalhando em segredo.