Jerusalém - Israel levantará o bloqueio imposto à Faixa de Gaza se a União Europeia (UE) vigiar a fronteira entre esse território palestino e o Egito para impedir o tráfico de armas, disse nesta quarta-feira (5/1) o chanceler israelense à chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton.
"A origem do problema (...) é o interminável tráfico de armas em direção a Gaza através da fronteira egípcia, que alimenta as atividades terroristas contra Israel", afirmou Avigdor Lieberman em um jantar com Ashton, segundo a diplomacia israelense.
"Se querem um levantamento do bloqueio de Gaza, devem assumir suas responsabilidades e criar uma verdadeira força, sólida e eficaz, que detenha o tráfico", acrescentou.
Não é a primeira vez que Lieberman propõe que uma força internacional vigie a fronteira entre Egito e a Faixa de Gaza, controlada pelo movimento palestino Hamas.
Muitos túneis foram construídos por baixo desta fronteira para passar qualquer tipo de mercadoria, incluindo armas, evitando assim o bloqueio imposto por Israel no território palestino desde 2006.
Ashton realiza uma visita de dois dias à região, onde o processo de paz entre palestinos e israelenses está bloqueado. Na quinta-feira, se encontrará com autoridades palestinas na Cisjordânia.