Jornal Correio Braziliense

Mundo

Novo governador de Nova York diminui o próprio salário em 5%

Nova York ; O novo governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta segunda-feira (3/1) que vai reduzir seu salário em 5% ; um sacrifício que seus colaboradores mais próximos vão igualmente aceitar, disse em comunicado.

Um governador recebe desde 1999 um salário fixado por lei, inalterado desde então, de US$ 179 mil por ano, informou o documento. O dirigente democrata reembolsará, então, ao estado a parte correspondente à redução que ele estipulou.

Vários colaboradores próximos do novo governador, que sucede a David Paterson e que foi empossado no dia 1; de janeiro em Albany, capital do estado, aceitaram reduções salariais similares, precisou o comunicado. "A mudança começa do topo, e nós daremos o exemplo", declarou.

Cuomo pediu também uma redução de 5% no orçamento de funcionamento do executivo do estado e seu secretariado começou uma análise das despesas para determinar quais setores sofrerão cortes.

Eleito em novembro 56; governador do estado, Andrew Cuomo, 53 anos, é filho do ex-governador Mario Cuomo (1983-1994).

Procurador-Geral da Justiça de Nova York desde 2006, inimigo declarado da corrupção e especialista em habitação social, ele herdou um estado muito endividado e manchado pela corrupção da elite.

Andrew Cuomo é divorciado de Kerry Kennedy, filha de Robert e Ethel Kennedy, com quem ele teve três filhas. Sua companheira atual, Sandra Lee, 44 anos, é uma celebridade da televisão, apresentando um programa culinário. Ela também é autora de vários livros de receitas.