Bagdá - Pelo menos quatro pessoas morreram e 18 ficaram feridas, este domingo (2/1), em vários atentados no Iraque, um deles contra uma patrulha do exército no norte do país, informaram fontes das forças de segurança e de serviços médicos.
Uma patrulha do exército foi alvo de atentado com carro-bomba na cidade de Al Qayara, 320 km ao norte de Bagdá, no qual morreram duas pessoas - inclusive um soldado - e três ficaram feridas, informou o tenente Jattab Mohamed.
Mais ao sul, um policial morreu em ataque contra um posto de controle na cidade de Fallujah, a 60 km da capital iraquiana, anunciou uma autoridaade da polícia local, Omar al Filahi. Quatro policiais ficaram feridos no ataque.
Em Balada, a 70 km de Bagdá, uma mulher morreu e oito pessoas ficaram feridas quando homens desconhecidos atacaram a casa de um promotor, informaram fontes médicas.
Finalmente, duas bombas explodiram na cidade de Baquba, 60 km a nordeste da capital, deixando três feridos, inclusive uma autoridade sunita da província, destacaram fontes policiais e médicas.
Os quatro atentados ocorreram um dia depois do anúncio, por parte de Bagdá, dos atos violentos cometidos em dezembro e que revelaram que mais iraquianos morreram em 2010 do que em 2009, enquanto a tendência dos últimos anos foi de baixa.
Embora em 2010 tenha diminuído o número de vítimas civis, aumentou o de policiais e militares, algo que se explica pelo fato de que as forças de segurança iraquianas têm operado cada vez mais por conta própria, depois da missão de combate americana, em 31 de agosto passado.