Madri - Milhares de católicos assistiram a uma missa ao ar livre, celebrada este domingo (2/1), em Madri, "em defesa da família cristã" diante das políticas do governo socialista espanhol.
A celebração, realizada na Praça Colombo, no centro da cidade, foi organizada pelo arcebispado de Madri com o nome de "A família cristã, esperança da Europa" e contou com uma mensagem em espanhol do papa Bento XVI, proferida ao vivo de Roma.
"Saúdo com afeto os muitos pastores e fiéis reunidos na Praça de Colombo, de Madri, para celebrar com regozijo o valor do casamento e da família", disse o Papa em mensagem durante o Angelus, na praça de São Pedro, no Vaticano.
A Espanha, reduto tradicional da Igreja Católica, especialmente sob a ditadura franquista, vê atualmente em declínio o número de pessoas que se declaram católicas, que agora são 73% frente a 80% em 2002.
A sociedade espanhola, que tem vivivo uma notável liberalização após o fim da ditadura, em 1975, tem visto nos últimos anos a aprovação de leis que simplificaram os procedimentos de divórcio, de legalização do casamento homossexual - com 20 mil uniões celebradas desde 2005 - e a legalização do aborto.