Jornal Correio Braziliense

Mundo

Irã prende sete membros da Al-Qaeda

Teerã - As autoridades iranianas prenderam sete membros de Al-Qaeda na província do Azerbaijão Oriental (oeste), informou nesta quinta-feira (30/12) o canal iraniano de língua inglesa Press TV.

Segundo o site da emissora, o grupo foi detido na cidade de Sardasht.

A fonte ouvida pela Press TV não informou a data das detenções, nem as nacionalidades das pessoas presas.

"Estas pessoas foram identificadas no mês passado e detidas por ordem da justiça", informou o canal.

A emissora afirma ainda que os detidos faziam proselitismo em favor do wahabismo, uma doutrina fundamentalista do islã sunita, aplicada na Arábia Saudita.

"Os detidos também tentavam dividir xiitas e sunitas", destaca a Press TV, que informou ainda a apreensão de livros e documentos sobre o wahabismo.

O Irã não tem por hábito divulgar a prisão de membros da Al-Qaeda.

Em 24 de dezembro, o jornal britânico Times informou que a libertação de vários comandantes da Al-Qaeda no Irã teve por objetivo permitir a reconstrução do grupo terrorista na fronteira entre Afeganistão e Paquistão.

Segundo alguns meios de comunicação, vários líderes da Al-Qaeda encontraram refúgio no Irã após a invasão do Afeganistão por uma coalizão liderada por Washington, depois dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Um jornal do Kuwait, no entanto, informou em novembro que vários líderes da organização de Osama Bin Laden se mudaram do Irã para o Iêmen.