Washington - O presidente americano, Barack Obama, nomeou por decreto nesta quarta-feira (29/12) o primeiro embaixador dos Estados Unidos na Síria em seis anos, uma designação à qual os rivais republicanos no Congresso se opõem.
Obama tomou a polêmica decisão de designar o embaixador Robert Ford no momento em que o Congresso encontra-se em recesso de Natal. Também decretou as nomeações dos representantes diplomáticos na Turquia, Azerbaijão e República Tcheca.
O presidente americano havia designado Ford em fevereiro passado, em uma tentativa de melhorar os canais diplomáticos com a Síria e de aumentar as possibilidades de uma paz global no Oriente Médio.
Os republicanos se opuseram à nomeação, ao argumentar que premiava um país que apoia extremistas.
Um funcionário de alto escalão do governo que está com Obama de férias no Havaí justificou as nomeações por decreto. "A obstrução dos republicanos aos candidatos de Obama não tem precedentes".
Os Estados Unidos retiraram o embaixador em Damasco depois que o primeiro-ministro libanês, Rafiq Hariri, foi assassinado em fevereiro de 2005 em um atentado atribuído à Síria.
O governo de Obama considera a Síria crucial nos esforços diplomáticos para alcançar um acordo de paz no Oriente Médio, e também para intensificar a cooperação em inteligência.
Ford é um diplomata veterano dos Estados Unidos no mundo árabe. Foi embaixador na Argélia e ocupou cargos importantes na embaixada americana em Bagdá.