Jornal Correio Braziliense

Mundo

Detidos ex-policiais que comandavam pistoleiros de chefão mexicano

México - Cinco pessoas morreram e dois ex-policiais que lideravam o bando de pistoleiros a serviço do chefão mexicano Joaquín ;El Chapo; Guzmán foram detidos, assim como 11 de seus homens, após uma troca de tiros na cidade de Durango, a noroeste do México, informou a polícia nesta quarta-feira (29/12).

No confronto morreram o motorista e um casal que viajava em um ônibus que ficou no meio do fogo cruzado, além de dois supostos delinquentes e um militar, disse em entrevista coletiva Ramón Eduardo Pequeño, chefe antidrogas da Polícia Federal.

Entre os detidos estão os ex-policiais Jesús Manuel Moreno, aliás ;Comandante Trape;, e Ranulfo Ramírez ;Guilligan;, considerados números um e dois, respectivamente, do bando ;Gente Nova;, um terrível esquadrão de pistoleiros que atua no norte do México a serviço de ;El Chapo;.

Foragido desde 2001, Guzmán é o chefão mais importante do narcotráfico do país, razão pela qual o México e os Estados Unidos oferecem até cinco milhões de dólares por sua captura.

Segundo Pequeño, a troca de tiros começou quando os pistoleiros tentavam escapar de uma operação de controle da polícia federal em um bairro popular de Durango, atirando com armas de alto calibre, entre eles um fuzil de atirador de elite Barret calibre 50.