Zagreb - O Parlamento croata aprovou, esta quarta-feira (29/12), as mudanças feitas pela primeira-ministra, Jadranka Kosor, em seu gabinete, com o objetivo de impulsionar a economia nacional, que ainda está em recessão.
A especialista em economia Martina Dalic substitui no Ministério das Finanças Ivan Suker, líder veterano do Partido da Comunidade Democrática Croata (HDZ, conservador no poder), questionado por não ter conseguido melhorar a situação econômica do país. O Banco Nacional Croata calcula um retrocesso de 1,9% do PIB em 2010, depois de uma queda de 5,8% em 2009.
Entretanto, a dívida externa da Croácia vem aumentando desde o começo da crise financeira, no fim de 2008, de 82,6% para 100,6% do PIB, segundo o banco. A taxa de desemprego beirava os 18,3% em novembro.
A premier croata também criou um novo cargo ministerial, o de vice-primeiro-ministro encarregado de investimentos, para o qual nomeou o empresário Domagoj Milosevic. Kosor mudou, ainda, os ministros de Defesa, Construção e Cultura.
Segundo Kosor, o objetivo das mudanças é "refrescar a equipe governamental", pois enfrentará duas tarefas fundamentais: "a recuperação econômica" e "o fim das negociações" de adesão à União Europeia.
Antes da votação no Parlamento, a primeira-ministra assegurou que a luta contra a corrupção continuaria sendo a terceira prioriedade do governo. Seu antecessor, Ivo Sanader, fugiu recentemente para a Áustria e é investigado por corrupção.