Abidjan - Um comboio da missão da ONU na Costa do Marfim foi atacado nesta terça-feira (28/12) em Abidjan por uma "multidão" e um capacete azul ficou ferido a facadas no incidente, anunciou as Nações Unidas em comunicado.
"Três veículos da Operação das Nações Unidas na Costa do Marfim, transportando 22 capacetes azuis foram atacados" no bairro popular de Yopougon (oeste) quando vinha do interior do país, diz a nota.
"Uma multidão cercou o comboio, ferindo um soldado no braço com uma faca e incendiando um dos três veículos", prossegue o comunicado.
Segundo a missão, a situação "voltou ao normal" com a intervenção do general Philippe Mangou, chefe do Estado-Maior das forças fiéis ao atual presidente Laurent Gbagbo.
A ONU "condena vigorosamente o ataque, reiterando a determinação de dar prosseguimento a seu trabalho, a serviço do povo marfinense".
Laurent Gbagbo exigiu a saída da ONU do país, acusando-a de apoiar a antiga rebelião ligada a Alassane Ouattara, reconhecido como presidente por imensa parte da comunidade internacional.