Kandahar (Afeganistão) - Três pessoas morreram e 12 ficaram feridas em uma explosão diante de uma agência bancária em Kandahar, principal cidade do sul do Afeganistão e berço histórico dos talibãs, informaram à AFP fontes médicas.
De acordo com o chefe de polícia da cidade, Khan Mohammad, a explosão foi provocada por um carro-bomba e um dos mortos é policial.
"Foi um ataque com carro-bomba, que explodiu perto de veículos da polícia diante do Kabul Bank", disse Mohammad.
Um policial morreu no ato e 20 pessoas, 14 policiais e seis civis, ficaram feridas, de acordo com Mohammad.
O médico Mohammad Afzal, funcionário do principal hospital de Kandahar, disse que uma pessoa chegou morta ao hospital e outras duas faleceram depois de serem internadas.
A explosão atingiu uma agência do Kabul Bank, onde funcionários públicos, policiais e militares afegãos recebem os salários, e outros prédios da região, que foi isolada pela polícia.
Depois da explosão foram ouvidos tiroteios. O atentado foi reivindicado pelos talibãs. "Nosso homem fez explodir um Toyota Corolla", afirmou Yusuf Ahmadi, porta-voz dos talibãs em uma ligação à AFP.
O sul do Afeganistão é uma das zonas com maior influência dos talibãs.
Kandahar, a maior cidade do sul do país e local de nascimento do líder talibã, o mulá Omar, é o centro da insurgência afegã dos últimos nove anos.
A região recebeu milhares de soldados internacionais nos últimos meses para tentar melhorar a situação de segurança.