Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grã-Bretanha indicia nove por complô para executar atentados

Londres - Nove homens detidos no dia 20 de dezembro em várias cidades da Grã-Bretanha por supostos atos terroristas foram indiciados por complô com o objetivo de executar um ou mais atentados com bombas no país, anunciou a polícia britânica nesta segunda-feira.

As explosões poderiam ter colocado em risco vidas ou provocar graves danos à propriedade, afirma um comunicado policial.

As nove pessoas também foram acusadas de envolvimento na preparação de atos terroristas, em particular pela procura e download na internet de material e manuais de instrução, por operações de reconhecimento, o estabelecimento de alvos em potencial e pelo teste de material incendiário.

Os nove homens serão apresentados nesta segunda-feira à justiça em Londres.

A polícia britânica anunciou em 20 de dezembro a detenção de 12 homens suspeitos de tramar um ato terrorista, em uma operação executada em quatro cidades do Reino Unido.

Os 12 suspeitos, com idades entre 17 e 28 anos, foram detidos em Cardiff (Gales), Londres, Stoke-on-Trent e Birmingham, sob a suspeita de planejar, preparar e instigar um ato de terrorismo no Reino Unido.

Três deles foram liberados sem indiciamento.