Wellington - Uma série de réplicas de forte intensidade resultantes do terremoto da véspera na região atingiu a cidade neozelandesa de Christchurch neste domingo, cortando o fornecimento de eletricidade, danificando prédios e forçando a várias evacuações.
O arquipélago de Vanuatu, na Oceania, foi atingido por uma série de 15 tremores secundários, depois do terremoto de 7,3 graus que sacudiu a ilha no sábado. Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas foi cancelado em seguida.
Embora não haja registro de mortes ou feridos, partes da cidade foram isoladas como medida de precaução depois do terremoto de 7 graus que em setembro passado causou grande destruição na localidade.
O tremor mais intenso foi de 4,9 na escala Richter, a 12 km de profundidade nas proximidades do centro da cidade.
"Houve tremores mais intensos, mas eles aconteceram longe da cidade e danificaram basicamente a infraestrutura subterrânea", explicou o chefe da Defesa Civil, Jon Mitchell.
O chefe da polícia de Christchurch, Derek Erasmus, disse que muitos prédios da cidade foram danificados. "Por precaução, isolamos dois bairros até que os inspetores possam avaliar os estragos", explicou. Cerca de 40.000 casas tiveram sua enegia cortada.
Centenas de pessoas que aproveitavam o chamado Boxing Day, as liquidações de depois do Natal, tiveram de ser retirados de um dos maiores shoppings da cidade, que sofreu danos superficiais, segunod Mitchell.