Cidade do Vaticano - O papa Bento XVI denunciou neste domingo (26/12) a "violência absurda" contra cristãos depois dos ataques a igrejas na Nigéria e nas Filipinas durante o Natal.
"Fui informado com grande tristeza sobre o ataque a uma igreja católica nas Filipinas durante as celebrações do Natal, e também contra igrejas cristãs na Nigéria", disse o pontífice.
"A terra foi mais uma vez manchada de sangue, como já vimos em outras partes do mundo", lamentou Bento XVI, oferecendo suas condolências às vítimas desta "violência absurda" durante a bênção do Angelus no Vaticano.
Pelo menos 32 pessoas morreram e 74 ficaram feridas após uma série de atentados na véspera de Natal em Jos, na Nigéria. A maioria das vítimas fazia as últimas compras de Natal, e uma igreja foi vandalizada.
Na mesma noite, supostos membros de uma seita islâmica atacaram três igrejas no norte da Nigéria, matando seis pessoas e queimando um dos templos.
Nas Filipinas, seis pessoas foram feridas no sábado na explosão de uma bomba dentro da igreja onde rezavam em uma missa de Natal.