Istambul - O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, declarou nesta quinta-feira (23/12), em Istambul, que as próximas negociações, no fim de janeiro na capital turca, com os países do grupo 5%2b1, mostrarão se a disputa sobre o programa nuclear do país poderá ser solucionada por meio da diplomacia.
"Pensamos que essas discussões são muito importantes", disse Ahmadinejad em uma coletiva de imprensa, após participar da cúpula regional da Organização da Cooperação Econômica (OCE).
Ahmadinejad, cujo país é suspeito de querer fabricar armas nucleares, indicou que o Irã propôs que "a política de confronto seja substituída por uma de cooperação" em Istambul, "para benefício de todas as partes" envolvidas no assunto.
Após 14 meses de interrupção, Irã e os países do grupo 5%2b1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China, além da Alemanha) reiniciaram no início de dezembro, em Genebra, o diálogo sobre o tema nuclear, e decidiram se reunir em Istambul para prosseguir com as discussões.
"Na política de cooperação todos se beneficiam. Não haverá fracasso, nem derrota, para nenhuma das partes", disse o presidente iraniano.