Moscou - A Duma (Câmara Baixa do Parlamento russo) votará nesta sexta-feira (24/12), em primeira leitura, o tratado de desarmamento nuclear russo-americano START, ratificado na quarta-feira pelo Senado americano, anunciou o líder da comissão de Relações Exteriores, Konstantin Kossatchev.
"Este procedimento permitirá aos deputados analisar e apresentar emendas ao projeto de ratificação apresentado pelo presidente" russo Dimitri Medvedev, acrescentou.
O tratado START (acrônimo em inglês de Tratado para a Redução de Armas Estratégicas), foi estabelecido em 8 de abril de 2010 pelos presidentes dos Estados Unidos e Rússia, Barack Obama e Dimitri Medvedev, e limita as armas nucleares estratégicas em ambos os países.
Com valor por 10 anos, o acordo prevê um máximo de 1.550 ogivas nucleares mobilizadas para cada um dos dois países, contra as 2,2 mil atuais, o que representa uma redução de 30%.
O texto também prevê a retomada das verificações mútuas sobre arsenais nucleares por parte das duas potências, interrompidas no fim de 2009.