Washington - A população dos Estados Unidos subiu para 308,7 milhões de habitantes em 2010, o que significa um aumento de 9,7% em relação a dez anos atrás, a taxa mais baixa desde 1930, anunciou nesta terça-feira (21/12) o Bureau do censo.
De acordo com o censo, a população americana é de 308.745.538 pessoas até 1; de abril de 2010, com uma crescimento sustentado nos estados do sul, como Arizona, Nevada e Texas.
Há dez anos esse número era de 281,4 milhões de pessoas.
O crescimento na maior economia do mundo foi o mais lento desde 1930, quando a população subiu apenas 7,3%.
A taxa de crescimento da população dos Estados Unidos, um dos países industrializados mais dinâmicos, cresceu 9,7%, a taxa mais baixa desde 1930, destacou Robert Groves, diretor do Bureau do censo. Nesse ano, em plena Grande Depressão, o crescimento decenal da população foi registrado em 7,3%.
"O censo é a coluna vertebral de nosso sistema econômico e político para os próximos anos", disse o secretário de Comércio, Gary Locke, responsável por apresentar oficialmente os resultados ao presidente Barack Obama.
O censo serve para distribuir as verbas federais (educação, polícia, transporte), mas também modifica o mapa eleitoral, tendo em vista que determina o número de representantes por estado na Câmara.