Teerã - O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad destituiu nesta segunda-feira (20/12) o diretor da Organização Nacional da Juventude e nomeou uma mulher, Farahnaz Torkestani, para o posto governamental, anunciou a agência oficial Irna.
Torkestani, que também ocupará uma das doze vice-presidências do país, se soma às outras três mulheres que já estão no governo, uma como ministra da Saúde e as outras duas como vice-presidentes encarregadas da Justiça e Ciência e Tecnologia.
A agência Irna não detalha as razões da destituição do predecessor de Torkestani.
Trata-se da segunda destituição dentro do governo iraniano em menos de uma semana. Em 13 de dezembro, o chefe da diplomacia, Manuchehr Mottaki, foi bruscamente substituído pelo chefe do programa nuclear da República Islâmica, Ali Akbar Salehi.
Durante o primeiro mandato (2005-2009), Ahmadinejad realizou inúmeros reajustes, afastando vários ministros com os quais tinha desacordos, especialmente sobre questões econômicas.
Algumas mulheres já haviam tido postos no governo como vice-presidentes sob a presidência do reformista Mohamad Khatami (1997-2005), apesar das críticas dos conservadores do regime.
Ao contrário dos ministros, os vice-presidentes não são submetidos ao voto de confiança do parlamento.
O presidente Ahmadinejad nomeou três ministras no início de seu segundo mandato em 2009, mas somente Marzieh Vahid Dastjerdi (Saúde) obteve a confiança do Parlamento.