Jornal Correio Braziliense

Mundo

Segunda onda de frio causa novos problemas de transporte na Grã-Bretanha

Londres - A segunda onda de frio que assola a Grã-Bretanha neste mês voltou a atrapalhar nesta sexta-feira (17/12) os transportes, com voos anulados, estradas bloqueadas e atrasos na rede ferroviária, especialmente na parte norte do país.

As fortes nevascas paralisaram o aeroporto internacional de Belfast, na Irlanda do Norte, mas também em Londres a pista do aeroporto London City precisou ser fechada durante algumas horas pela manhã.

Já a companhia aérea de baixo custo EasyJet anunciou o cancelamento de todos os seus voos que partiam e chegavam a Gatwick, o segundo maior aeroporto do país, entre as 6h e as 10h (locais) da manhã de sábado.

No maior aeroporto, Heathrow, as duas pistas permaneciam abertas nesta sexta-feita à tarde, mas eram registrados atrasos e cancelamentos.

Os trens Eurostar, que unem Londres com Paris e Bruxelas através do túnel construído sob o canal da Mancha, precisaram reduzir a velocidade devido às condições climáticas adversas e registravam atrasos de cerca de meia hora, anunciou a companhia no site.

Na rede ferroviária nacional, quase um em cada quatro trens (24%) circulava com atraso ou não circulava no início de um dos fins de semana de mais tráfego do ano devido ao início das festas de Natal.

Milhares de alunos anteciparam em um dia as férias por causa do fechamento de cerca de 700 escolas.

As autoridades advertiram aos motoristas sobre as condiçõess registradas nas estradas, especialmente em Gales, na Irlanda do Norte e na Escócia, que já havia sido a região mais atingida durante a primeira onda de frio.

A meteorologia prevê que o temporal alcance o sul do país a partir de sábado. "Praticamente todo o Reino Unido estará afetado pelas nevascas em algum momento do fim de semana e será difícil que as temperaturas passem do zero durante o dia", disse um especialista da MeteoGroup.