Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA devem iniciar a redução de tropas no Afeganistão em julho de 2011

Washington - Os Estados Unidos conseguiram progressos suficientes no último ano no Afeganistão para iniciar uma "redução responsável" das tropas a partir de julho de 2011, segundo um relatório de estratégia do governo de Barack Obama divulgado nesta quinta-feira (16/12).

Obama anunciou no ano passado, no momento em que Washington enviou 30.000 soldados a mais ao Afeganistão, que as tropas americanas pretendiam iniciar o retorno par casa em julho de 2011, de acordo com a situação no campo de batalha.

Mas apesar da promessa de início da redução das tropas, a data chave para a política americana no Afeganistão é 2014, ano em que os membros da Otan concordaram, em uma reunião de cúpula no mês passado, em transferir o controle da segurança às forças de segurança afegãs.

[SAIBAMAIS]O relatório afirma ainda que a estratégia do presidente Obama de aumentar os efetivos militares conseguiu conter o avanço dos talibãs em grande parte do Afeganistão, mas destaca que as conquistas continuam sendo frágeis e reversíveis. "No Afeganistão, o avanço alcançado pelos talibãs nos últimos anos foi detido em grande parte do país e revertido em algumas áreas chave, mas estas conquistas são frágeis e reversíveis", destaca o informe.

"Apesar da estratégia mostrar progressos nas três áreas avaliadas da Al-Qaeda, Paquistão e Afeganistão, o desafio é que nossas conquistas sejam duradouras e sustentáveis".