Jornal Correio Braziliense

Mundo

Atentado contra mesquita xiita deixa 36 mortos no Irã

Teerã - Pelo menos 36 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado suicida diant de uma mesquita xiita de Chabahar, sudeste do Irã, durante a cerimônia de luto da Ashura, informou uma fonte do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha nos países islâmicos.

"Segundo o balanço mais recente, 36 pessoas morreram e 50 ficaram feridas na explosão que aconteceu perto da praça Framandari, onde os fiéis participavam em uma procissão religiosa", declarou um integrante do Crescente Vermelho, Mahmud Mozafar, à agência Ilna.

Um médico legista citado pela agência oficial Irna informou que o necrotério recebeu 38 corpos, incluindo mulheres e crianlas.

De acordo com o deputado provincial Mohammad Yaghub Jadghal, o atentado tinha como alvos os peregrinos que seguiam para a mesquita do imã Hussein de Chabanar.

A cidade fica na província de Sistão-Baluchistão, perto da fronteira com Paquistão e Afeganistão, cenário há 10 anos de uma violenta rebelião de extremistas sunitas e da etnia balúchi, que representam uma parte importante da população desta província.