Jornal Correio Braziliense

Mundo

Principais fornecedores de armas a cartéis mexicanos estão no Texas

Washington - Oito dos 12 principais fornecedores de armas aos violentos cartéis de drogas no México estão localizados no estado americano do Texas, denuncia o jornal Washington Post.

O periódico destacou que descobriu os nomes de 12 dos principais fornecedores de armas para o México dos últimos dois anos após uma investigação de mais de 12 meses.

Mais de 28 mil pessoas morreram no México desde 2006, quando o governo iniciou uma grande operação militar para combater os narcotraficantes e o crime organizado.

A identidade dos traficantes das armas americanas apreendidas em locais de crimes no México permanecem confidenciais, de acordo uma lei aprovada no Congresso dos Estados Unidos em 2003.

Mas o Post destacou ter conhecimento de que oito dos 12 principais fornecedores de armas para o México estão no Texas, três no Arizona e um na Califórnia.

No Texas, duas das quatro lojas Carter;s Country da área de Houston estão na lista, assim como quatro vendedores varejistas de armas em Rio Grande Valley, no extremo sul do estado.

O Texas tem 3.800 vendedores varejistas de armas, 300 deles em Houston.

"Uma das razões pelas quais Houston é a fonte número um é que você pode ir a lojas diferentes de venda de armas por mês e nunca repetir a mesma", declarou ao jornal Dewey Webb, agente especial reponsável pela divisão em Houston da Agência de Combate ao Álcool, Tabaco e Armas.