Jornal Correio Braziliense

Mundo

Netanyahu considera 'muito importante' melhorar relações com a Turquia

Jerusalém - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considerou nesta terça-feira (7/12) "muito importante" melhorar as relações diplomáticas com a Turquia, que atravessam um mau momento desde o ataque sangrento israelense contra um barco turco nas águas de Gaza, em 31 de maio.

"O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, dá grande importância à melhora dos laços bilaterais", destacou uma fonte diplomática israelense.

A decisão da Turquia de enviar dois aviões cisterna no fim de semana passado para ajudar Israel a combater um enorme incêndio no norte do país "representa uma abertura para melhorar as relações entre os dois países", acrescentou a fonte.

Mas Netanyahu está "decidido a que os soldados e os oficiais israelenses não possam ser detidos ou julgados no mundo inteiro", afirmou a fonte, em alusão ao ataque israelense contra o barco turco "Mavi Marmara", que deixou nove mortos em 31 de maio, razão pela qual a Turquia exige desculpas e compensações.

"Por enquanto, as duas partes tentam buscar uma fórmula de compromisso (...) e os contatos continuarão nos próximos dias para encontrar uma solução", acrescentou a fonte.

Os responsáveis turco e israelense se reuniram no domingo e na segunda-feira, em Genebra, para tentar superar a grave crise diplomática entre os dois países.