Washington - Os Estados Unidos convocaram nesta terça-feira (7/12) o atual presidente da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, a "iniciar a transição pacífica" do poder à Alassane Ouattarra, para tirar o país da crise.
"Esperamos que o presidente Gbagbo tome a boa decisão nos próximos dias", disse Philip Crowley, porta-voz da diplomacia americana.
O resultado das eleições de 28 de novembro foi "claro", e o presidente atual deve "reconhecer a vontade do povo da Costa do Marfim e iniciar uma transição pacífica", disse.
As Nações Unidas começaram nesta terça-feira a retirar os funcionários não essenciais da Costa do Marfim, afetada por uma grave crise política, da qual os líderes da África Ocidental tentavam encontrar uma saída pacífica durante uma cúpula na Nigéria.
O presidente americano, Barack Obama, advertiu formalmente Gbagbo sobre a possibilidade de "um crescente isolamento" e disse que sofrerá "as consequências de seus atos injustos" caso se agarre ao poder, disse nesta segunda-feira um alto funcionário da Casa Branca à AFP.