Jornal Correio Braziliense

Mundo

Oposição vai continuar no poder em Maracaibo, na Venezuela

Caracas - A candidata opositora Eveling Trejo de Rosales venceu no domingo a eleição para a prefeitura de Maracaibo, a segunda maior cidade da Venezuela e um dos centros de produção de petróleo. Ele obteve mais de 58% dos votos, de acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

A Venezuela teve eleições regionais e municipais em 2008, mas 1,7 milhão de cidadãos compareceram às urnas neste domingo para uma votação extraordinária para eleger os prefeitos de Maracaibo e outros 10 municípios, assim como os governadores dos estados de Guárico e Amazonas.

No caso de Maracaibo, o prefeito eleito em 2008, o opositor e ex-candidato presidencial Manuel Rosales foi acusado de enriquecimento ilícito e recebeu asilo político em Lima em 2009, onde se declarou "perseguido político".

Sua esposa, Eveling Trejo, foi a candidata da coalizão opositora Mesa da Unidade para assumir a prefeitura desta cidade de 3,8 milhões de habitantes.

"Manuel volta à prefeitura porque Eveling chega com Manuel Rosales", disse a nova prefeita, que superou o candidato apoiado pelo presidente Hugo Chávez, Giancarlo Di Martino.
Trejo pediu aos habitantes de Maracaibo que não celebrassem o resultado em consideração aos milhares de venezuelanos que passam por dificuldades em consequência das chuvas dos últimos dias. O último balanço registra 30 mortos e quase 90 mildesabrigados.

O PSUV, partido do presidente Hugo Chávez, tem prefeitos em 16 capitais de estado, de um total de 23 regiões. Além disso, o partido oficialista controla os governos de 17 estados.