Baños - As aulas foram suspensas em duas localidades no centro andino do Equador pela erupção do vulcão Tungurahua, informou a Defesa Civil neste domingo.
A atividade do vulcão, que provocou no sábado a evacuação de moradores e turistas, diminuiu, mas as autoridades equatorianas mantiveram o alerta máximo nas zonas de risco, segundo informou o Instituto Geofísico (IG) de Quito.
Segundo o diretor do IG, Hugo Yépez, o alerta vigora num raio de até 8 km em torno do Tungurahua, situado a 135 km ao sul da capital equatoriana.
Há uma semana, o Tungurahua (;garganta de fogo; em quichua) vem registrando emissão de lava e cinzas. No dia 10 de junho, uma forte erupção do vulcão, localizado 135 km ao sul de Quito, ativou um alerta laranja, que levou à evacuação de cerca de 500 famílias que vivem em áreas consideradas de alto risco.
A atividade do Tungurahua alcançou nível máximo em 2006, quando deixou seis mortos na província andina de Chimborazo (sul).
Ao pé do vulcão fica a cidade turística de Banos, cujos 15 mil habitantes foram evacuados à força em 1999 por uma erupção e puderam voltar para casa após um ano.