Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ban Ki-moon faz apelo para reunir fundos para o Haiti

Nova York (EUA) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou nesta sexta-feira um apelo para que sejam reunidos fundos suficientes para combater a epidemia de cólera no Haiti, onde mais de 1.800 pessoas morreram desde meados de outubro.

Ban declarou em um debate da Assembleia Geral da ONU sobre o Haiti que os doadores internacionais não recolheram mais que 20% de seu pedido do mês passado para reunir fundos de 164 milhões de dólares para esse país.

Segundo o chefe da ONU, sem ajuda internacional para reconstruir o país devastado pelo terremoto de janeiro passado - que deixou mais de 250 mil mortos e 1,3 milhão de desamparados - e sem água potável para contra-atacar a epidemia, "o Haiti não tem um futuro sustentável, não tem esperança de um futuro melhor".

O secretário-geral prometeu empreender novos esforços para determinar a origem da epidemia de cólera.

As suspeitas de que a doença foi trazida pelos capacetes azuis nepaleses desataram protestos e distúrbios no país, mas todos os testes feitos no contingente nepalês da missão de paz da ONU deram negativo.

Pelo menos 12 pessoas foram linchadas nos últimos dias no sudoeste do Haiti por grupos de cidadãos irados, que os acusavam de levar à região a epidemia de cólera.