Agência France-Presse
postado em 03/12/2010 09:49
Manama - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em visita ao Bahrein, afirmou nesta sexta-feira que a preocupação dos Estados Unidos com o polêmico programa nuclear iraniano é compartilhada por seus vizinhos árabes.Referindo-se às negociações previstas para a próxima segunda-feira em Genebra entre Teerã e as grandes potências sobre o programa nuclear iraniano, Hillary disse esperar que o Irã "se comprometa a iniciar (discussões) sérias (...) diante da preocupação compartilhada por nações em todos os continentes, e particularmente aqui nesta região".
[SAIBAMAIS]
"Se vocês são vizinhos de um país que pretende desenvolver uma arma nuclear, isso é percebido de forma muito mais ameaçadora do que em um país que fica a milhares de quilômetros. Mas a preocupação é a mesma, e esperamos que o Irã responda" a ela, acrescentou.
Documentos confidenciais de embaixadas americanas revelados pelo site WikiLeaks mostram que vários países do Golfo Pérsico, em especial a Arábia Saudita, estão obcecados com o perigo representado pelo programa nuclear iraniano e com as aspirações hegemônicas de Teerã na região.